quarta-feira, 6 de maio de 2009

Em prisão domiciliar, fim do mundo?

O México, país caótico em trânsito, poluição e superpopulação, foi controlado e reduzido a ruas vazias, praças abandonadas e carros nas garagens
Estamos no quarto dia do confinamento total, decretado pelo presidente Felipe Calderón, na tentativa de conter a epidemia.Recebi, no domingo pela manhã (dia 3), um telefonema gravado do governo dando explicações sobre a gripe, prevenção, sintomas e contágio, e como devemos proceder em caso de suspeitas da doença.Tem me impressionado bastante a forma como os mexicanos enfrentam problemas desse tipo. Talvez pelo fato de já estarem acostumados a constantes desastres naturais, como erupção de vulcões, terremotos, furacões. O cumprimento de ficar em casa foi total. Sem exceções. O México, país caótico em trânsito, poluição e superpopulação, foi controlado e reduzido a ruas vazias, praças abandonadas e carros nas garagens.Até mesmo as empresas lançaram propagandas na televisão tratando do assunto. A Kibon, aqui conhecida como Holanda, fez um filme lindo, narrado por um menino que diz não ter para onde ir, mas que era ótimo ficar em casa na companhia dos pais. Tomando um sorvete, é claro!
O país é muito católico e as pessoas são muito ligadas à família. Os mexicanos estão valorizando a união familiar nesses dias de recolhimento, com frases: "Aproveite para desfrutar ao lado dos seus parentes, reforçando a convivência de pais e filhos". As missas da Basílica de Guadalupe, suspensas no princípio, estão sendo feitas no jardim da igreja. A santa padroeira do México recebe milhares de fiéis todos os dias e em momentos difíceis esse número chega a dobrar.Acabo de saber que o retorno às aulas deverá ser gradual: dia 7/5, faculdades, e dia 11/5, os demais anos escolares. Os restaurantes voltarão a funcionar em 6/5, mas cinemas, centros esportivos e discotecas ainda não estão com data para a reabertura.Essa será mais uma semana atípica na vida dos mexicanos. As notícias são de que há uma estabilização da doença, mas muito ainda está para se descobrir. Uma das perguntas mais frequentes aqui é "por que no México o vírus atacou de uma forma mais forte?" e se, como em outras situações de epidemia, o vírus pode voltar daqui alguns meses de um modo mais letal. São perguntas sem respostas, mas que estão sendo estudadas pela OMS, que ainda não baixou o nível 5 de alerta global.Seguimos usando as máscaras, lavando as mãos a cada uma hora, abrindo janelas e portas e deixando que o sol entre por toda a casa. Recomendações simples e que ajudam a não propagação do vírus.*Andréa D'Andrea é jornalista e mora no México com o marido e os dois filhos

ESPAÇO RUMO 2012

Telescópio detecta provável pulsar próximo ao Sistema Solar Cientistas que trabalham com dados do Telescópio Espacial Fermi, da Nasa, confirmaram recentemente a presença de uma intensa fonte de raios cósmicos relativamente próxima do Sistema Solar. Segundo os pesquisadores as partículas possuem carga superior a 100 bilhões de eletrons-volt, provavelmente gerada por um pulsar.

Os dados foram detectados pelo telescópio espacial de raios gama Fermi, através do instrumento LAT (Telescópio de Grande Área) a bordo do observatório."Apesar do LAT ser um detector de raios gama de última geração, ele também é uma ferramenta fabulosa na investigação dos elétrons de alta-energia dos raios cósmicos", disse Alexander Moiseev, ligado ao Centro de Vôos Espaciais Goddard, da Nasa.Os raios cósmicos são elétrons, pósitrons e núcleos atômicos que se movimentam quase à velocidade da luz e que segundo os pesquisadores têm origens em locais exóticos dentro da nossa galáxia, especialmente nos destroços estelares.Ao contrário dos raios gama, os raios cósmicos são desviados pelos campos magnéticos encontrados no espaço, fazendo com que o caminho dessas partículas não siga um padrão retilíneo. Segundo Moiseev, os sinais captados mostram um número muito maior de partículas com energia superior a 100 bilhões de elétrons-volt.No entender do cientista Luca Baldini, membro da equipe de Moiseev, se as partículas detectadas tivessem partido de objetos muito distantes, sua energia seria muito menor, mas o excesso de partículas altamente carregadas indica que a fonte está muito próxima. Baldini explica que caso exista mesmo essa fonte emitindo elétrons e pósitrons sobre nós, sem dúvida é um pulsar. PulsarEstrelas de nêutrons são um dos vários estágios finais da vida de uma estrela. Elas são criadas quando estrelas com massa superior a oito vezes a do Sol esgotam sua energia nuclear e passam por uma violenta explosão, chamada supernova.Um pulsar é uma estrela de nêutrons que gira muito rapidamente. Durante sua rotação, um feixe de energia que é emitido continuamente atinge a Terra e pode ser detectado em diversos comprimentos de onda, desde a luz visível, ondas de rádio, raios-x e raios-gama.O período dos feixes emitidos pelos pulsares varia entre 1.4 milissegundo até 8.5 segundos e são tão precisos quanto os relógios atômicos. O feixe de energia emitido é conseqüência direta do intenso campo magnético e do movimento rápido da estrela. O feixe de partículas altamente carregadas é expulso do pólo magnético da estrela próximo à velocidade da Luz e à medida que a estrela gira pode ser detectado na Terra ou pelos telescópios espaciais. Leia também:Vida e Morte de uma Estrela Telescópio Chandra registra um dos mais poderosos objetos da Galáxia Arte: Diagrama de emissão de energia de um pulsar. Igual a um farol na praia, à medida que a estrela gira o feixe de energia é dirigido para diferentes partes do espaço. Crédito: Nasa/Rob Gutro/Goddard Space Flight Center.

CHUVA METEORO MAIO

Eta Aquarídea, ou Eta de Aquárius, é o nome de uma estrela de magnitude 4 da constelação de Aquárius. A estrela nada tema ver com a chuva de meteoros, exceto pelo fato de que o fenômeno parece surgir próximo à estrela. Eta de Aquarius se localiza a 156 anos-luz da Terra e seu brilho é 44 vezes mais intenso que o Sol. Os fragmentos deixados pelo Halley se incandescem bem mais perto de nós, a cerca de 100 km de altitude. Vendo a chuvaA chuva de Eta de Aquárius ocorre entre os dias 21 de abril e 12 de maio, com seu ponto máximo entre os dias 5 e 6 de maio. Portanto quem esteve observando os céus nestes dias pode ter presenciado alguns fragmentos. Normalmente são esperados entre 20 e 60 meteoros por hora, mas não espere um espetáculo semelhante aos fogos de artifício, principalmente nas grandes cidades e locais mais claros. A chuva pode ser vista a partir das 02h30 da madrugada no quadrante Leste. Com a ajuda da carta celeste mostrada, localize a constelação de Aquário. A melhor maneira para se ver os meteoros é ir até um local escuro, sentar confortavelmente em uma cadeira reclinável e admirar o céu relaxadamente. Como as noites estão mais frias, é sempre bom ter à mão um cobertor. Os meteoros devem aparecer em qualquer local do céu, mas as trilhas deixadas por eles vão parecer apontar para Eta de Aquárius.É isso. As dicas estão dadas. Agora é só torcer os dedos para o tempo colaborar e o sono não chegar antes da hora. Bons céus a todos!

domingo, 3 de maio de 2009

AREA 51

Área 51, também conhecido como Groom Lake, é uma instalação militar secreta em torno de 90 milhas ao norte de Las Vegas. É no número 51 da grelha Nevada Test Site, por isso é chamado Espaço 51. Ela aparece em qualquer mapa civil ou militar e ao redor da base são sinais de que o uso de "força letal é autorizado". Cada dia da semana de manhã, pelo menos 500 pessoas chegam ao terminal guardado detidas pela EG & G no lado noroeste do Aeroporto McCarran, em Las Vegas, Nevada. Aqui eles um conselho de uma pequena frota de Boeing 737-200 desmarcadas. Utilizando números de três algarismos antecedido da palavra "Janet", como exigem os seus sinais, a 737 fly off Norte de meia em meia hora. Esta poderia ser uma boa notícia para a Terra vinculado hitchhikers intergaláctica que desejem ir para o estrangeiro como tecnologia pode potencialmente levar a formas baratas de viagem no espaço e no tempo. No momento, porém, este é apenas um sonho causado por um boato não provada. Tem sido feita uma tentativa de processar os E.U. Força Aérea sobre a alegada descargas ilegais de resíduos tóxicos dentro do complexo. Esta acção foi levada adiante por um grupo de ex-militares que trabalhavam na Área 51 e que tenham sofrido de doença desde então. A ação foi interrompido pelo presidente em uma declaração disse que da forma como uma acção desta natureza exigiria a revelação de informações classificadas e, portanto, causar uma ameaça à segurança da E.U.A.. Então, basicamente, dentro da área 51, as leis do E.U.A. não existem. Para alguém querendo ver objetos voando sobre incomum no céu, então, é alegado que o céu acima Área 51 é o lugar para que as coisas acontecem. A melhor observação foi "Liberdade Ridge", mas este tem sido fechadas por os E.U. Força Aérea com a reivindicação de mais de 4000 hectares de terra. As mesmas ameaças como mencionado anteriormente podem ser encontrados nessa área agora.

A única explicação para a súbita apreensão das terras eram de spokeswoman Kim Ransford, "Identificámos as outras terras, como sendo necessária para garantir a segurança das operações na Faixa de Nellis Complex", e um outro porta-voz declarou: "Nós não Discos voadores têm lá fora. O que se passa é classificada ". Esta afirmação poderia ser tomada como uma contradição, porque, se o que se passa na Área 51 é tão secreto e classificados então porque é que estão mesmo a dizer-nos alguma coisa sobre isso em todos? Pessoas que tenham sido capturados na Área 51 invadir antes ter dito histórias de como eles foram detidos por homens vestindo uniformes camuflados, sem insígnias militares ou quaisquer outras formas de identificação. Todos eles são rádios e metralhadoras, pistolas enormes. Os jipes que estes homens têm alegadamente conduzir Governo placas. Os homens aparentemente são extremamente insensível a qualquer desculpas e você irá remover muito rapidamente a partir da área, bem como alegadamente sujeitando-o a uma boa surra e destruir qualquer gravação materiais que você pode ter sobre a sua pessoa Rumores Devido à sua falta de explicação de seu conteúdo, Área 51, foi aberta a todos os tipos de rumores que eu vou lista. Area51 circundantes são o Nevada Test Site e Nellis Air Force Range, novamente estranho artesanais locais em que tenham sido avistados por muitas centenas de testemunhas. Aqueles que conseguiram chegar perto o suficiente para a base para tirar fotografias dela, tem trazido muitos tantalizing imagens da área em geral, mostrando nada mais do que alguns hangares e outras pequenas construções e estruturas superficiais. É agora acreditava que a Área 51 milhas estabelece efectivamente trechos subterrâneos, como parte de um enorme complexo militar subterrâneo. Aeronave a ser testada no espaço base 51 pode ser mais avançado em qualquer lugar. Um boato sobre comum Área 51 é que é a habitação lugar para um total de nove recuperado artesanato estrangeiro e que estes estão a ser engenharia reversa, a fim de descobrir os seus segredos. Os rumores de seres extraterrestres e veículos são infinitas, uma simples busca na Internet um motor de busca gira para fora centenas de milhares de resultados. Área 51 foi pensada para ser o centro de ensaio Discos voadores capturados porque das luzes no céu noturno. A base foi utilizada como um laboratório experimental para o início anteriormente secretos militares projectos, como o U2, F117 e SR-71. No entanto, nos últimos anos, incrivelmente rápida e avançada anemófilos embarcação ter sido avistado por centenas de testemunhas durante o ensaio Area51 terreno "AreaS4", o que excede claramente toda a humanidade atual da capacidade tecnológica. Este, juntamente com os relatórios de organismos estrangeiros e outros artefactos estranho extraterrestre testemunhado por aqueles que trabalharam na base, já levam muitos a crer que Area51 casas muito mais do que um novo teste poucas aeronaves.

sábado, 2 de maio de 2009

sexta-feira, 1 de maio de 2009